Perguntas e Respostas
Para quem é o Goshindō?
- É para quem deseja aprender Defesa Pessoal sem perder tempo com coisas que são muito difíceis de funcionar e estão dispostos a fazer o necessário para se tornarem cada vez melhores.
Quais as vantagens de praticar Goshindō?
- O Goshindō foi desenvolvido com base nas Artes Marciais de guerra e sobrevivência dos antigos guerreiros japoneses, o foco é totalmente na Defesa Pessoal, sendo o mais realista possível.
- O treinamento visa tornar qualquer pessoa ser capaz de se proteger.
- Aqui não há espaço para ilusões e fantasias.
- Nós devemos ter em mente que nenhuma Arte Marcial ou sistema de Defesa Pessoal nos tornarão invencíveis, mas o quanto mais dedicarmos no nosso treinamento, maior serão as possibilidades de sobrevivermos ao perigo.
- Quem te vende a ideia de que te tornará invencível, está mentindo para você e aqui não damos espaço para mentiras!
O que difere o Goshindō das Artes Marciais de competição e tradicionais?
- Arte Marcial de competição geralmente deixa o praticante condicionado a lutar dentro de regras e em ambiente controlado, caso algo se complique, o juiz pausa ou encerra a luta, sem contar que a maioria visa o combate contra um único oponente e na rua não existe juiz e pode haver mais de um agressor que pode aparecer de onde menos se espera. Muitas dessas artes competitivas, ao trabalhar defesa pessoal, deixa passar muitas falhas, mesmo porque, na maioria das vezes, os professores buscam técnicas de outras artes marciais para complementar e isso pode gerar muitos erros pelo fato de não conhecer os fundamentos das técnicas dessas outras artes.
- Artes Marciais tradicionais vêm de um período de guerra e sobrevivência, por isso são excelentes para defesa pessoal, mas isso leva um longo período de prática. Artes Marciais tradicionais incluem muitas armas antigas e estratégias de combate que, em grande maioria, não são mais funcionais nos dias atuais, pois hoje, dificilmente alguém irá te abordar com uma espada, foice, lança, arco e flecha, etc…
Apesar dessas práticas serem ótimas para desenvolver coordenação motora, consciência corporal e noção de distância, servem para manter a tradição viva, o que é muito bom. O praticante leva anos para se tornar capaz de compreender a ponto de encontrar as formas mais adequadas de adaptar para os dias atuais, mesmo assim, nem todas técnicas são adaptáveis e muitos praticantes passam a vida toda treinando e não compreendem o suficiente para serem capazes de fazer essas adaptações.
Então quem precisa aprender defesa pessoal, vai estar desperdiçando muito tempo com técnicas não mais funcionais. - P:or isso desenvolvi o Goshindō, já fazendo essas adaptações e filtrando somente as técnicas que podem ser bem funcionais nos dias de hoje.
A pessoa que deseja aprender defesa pessoal, seja para se sentir mais segura ou para aplicar em segurança pública/privada, encontrará no Goshindō uma prática sem desperdício de tempo com técnicas e estratégias não funcionais atualmente, aqui vamos direto ao ponto, praticando somente o que funciona atualmente para fazer o praticante se tornar capaz de se defender em um menor tempo possível.
Quais tipos de técnicas eu vou aprender?
- As técnicas foram desenvolvidas para eliminar a ameaça o mais rápido possível.
- Sendo elas:
– Combate corpo a corpo.
– Torções.
– Arremessos.
– Alavancas.
– Controle do oponente.
– Finalizações sem perder a atenção ao seu redor.
– Uso de bastão retrátil.
– Uso de faca.
– Desarmes (contra pedaço de pau, faca e arma de fogo).
– Estratégias.
– Manipulação psicológica para induzir seu oponente agir de acordo com o seu desejo.
Quais tipos de exercícios físicos são praticados?
- Os exercícios que praticamos são de Calistenia.
- A Calistenia combinada à prática de Defesa Pessoal te tornará muito mais eficiente perante um confronto ou situação de perigo, afinal, não existe técnica perfeita sem ter um corpo preparado.
- Inclusive, recomendo aos praticantes incluírem a prática de Calistenia, Musculação ou CrossFit na sua rotina.
- Aqui sua vida é levada a sério!
- Quem diz que você não precisa de preparo físico para ser capaz de se defender, além de estar mentindo para você, não está preocupado com sua integridade física, só quer receber o seu dinheiro da mensalidade.
- Como costumo dizer:
Se você carrega 10kg no seu dia a dia e você só treina com 10kg, todo dia você estará no limite do seu esforço.
Se você treina com 50kg, carregar 10kg no dia a dia se tornará tão leve que você não irá se cansar. A diferença do pesado e leve está no quanto você é capaz de carregar.
A frase “Quem possui uma boa técnica não precisa de força” vem desse conceito e não da ideia de que a pessoa não precisa fazer nenhum tipo de exercício de fortalecimento, uma pessoa sedentária nunca irá ser capaz de se defender com eficiência. - Você acha que uma pessoa sedentária de 60kg ou muito acima do peso vai conseguir se mover com precisão necessária e lidar com uma pessoa mais pesada ou mais forte? Claro que não! Devemos ser realistas. É por isso que criaram categorias por peso nos esportes de combate.
- Você deve ter o mínimo de preparo físico necessário para ser capaz de sobreviver ao perigo.
- No Goshindō, Defesa Pessoal é levada a sério!
Qual é a vestimenta utilizada?
Para que o treinamento fique mais próximo do dia-a-dia, nós utilizamos calça tática preta e camiseta preta com o símbolo correspondente à graduação no lado esquerdo do peito. Veja sobre o sistema de graduação clicando aqui.
Quanto tempo demora cada graduação?
Tempo é algo bem relativo. Cada pessoa é única e possui suas capacidades individuais, então o tempo de cada graduação varia de pessoa para pessoa.
Capacidade de entendimento, capacidade de aprendizado, desenvolvimento da coordenação motora e dedicação são alguns pontos que impactam no tempo das graduações, então, o tempo é bem relativo, não tem um tempo certo, mas uma média de tempo mais comum que pude observar ao longo dos anos em minha experiência marcial, constatei uma média de tempo da graduação anterior para a próxima, segue abaixo:
– 5º Kyū: 4 a 6 meses.
– 4º Kyū: 4 a 6 meses.
– 3º Kyū: 4 a 6 meses.
– 2º Kyū: 4 a 6 meses.
– 1º Kyū: 4 a 6 meses.
– 1º Dan: 6 meses a 1 ano.
– 2º Dan: 6 meses a 1 ano.
– 3º Dan: 1 ano.
– 4º Dan: 1 ano.
– 5º Dan: 1 ano.Ao chegar no 1º Dan, é feito um exame de Dan por ano.
Portanto para chegar ao 1º Dan, o tempo mínimo é de 2 anos e 2 meses.
Claro que é uma média, alguns alunos podem conseguir em 3 anos ou em até 5 anos, dependendo do quanto treina, estuda e do comprometimento com a arte. Também deve ser levado em conta que não se trata de apenas decorar as técnicas, deve-se obter a capacidade de executá-las de forma instintiva e fluindo naturalmente.
OBS.: Praticantes da Bujinkan, Aikidō e Krav Maga conseguem obter graduações bem mais rápido por já ter familiaridade com técnicas de torções.
Não tem nenhum professor perto de mim, é possível fazer aulas online?
-
Sim! É totalmente possível! Porém não é todo mundo que consegue, você deve ter muita dedicação, disciplina e compromisso com si mesmo.
Clique aqui para se matricular nas aulas online. - Também é recomendável ter um parceiro de treino. Possui muitas práticas que são possíveis realizar sozinho, mas técnicas de torções e controle, por exemplo, é necessário ter um parceiro. Como eu costumo dizer: “Você não consegue treinar atirar com Arco e Flecha sem possuir o Arco, flechas e um alvo”.
Consigo me graduar treinando online?
Não encontrou sua pergunta?